Fortalecer a imunidade dormindo melhor!

4 abril, 2020

O sono é fundamental para mantermos nossa saúde.kate-stone-matheson-uy5t-CJuIK4-unsplash.jpg

O sistema de defesa do nosso corpo necessita de alguns elementos para estar em sua melhor forma e para conseguir nos proteger de invasores. É durante o sono que o nosso cérebro consegue agir livremente para reparar o corpo e nos preparar para a batalha! 

Mas o quê o sono tem de tão especial? Não parece uma perda de tempo? Não seria mais produtivo ficar acordado?

O nosso corpo vem equipado com um mecanismo de autorreparação que depende do sono para poder agir. Quanto menos horas de sono ou de sono de qualidade, menos eficiente ele se torna, diminuindo, assim, a nossa produtividade! Se dormirmos bem, teremos garantia de maior energia e concentração!

Então, o quê é preciso para ter um sono de qualidade?

  1. Luz! A exposição solar, durante o dia, mesmo que seja por pouco tempo é fundamental. Se pudermos apreciar o nascer e o pôr do sol, ajudaremos no ajuste do nosso relógio biológico.

  2. Escuridão! Ao anoitecer, é importante diminuir os estímulos! Assim como há equilíbrio entre Yin e Yang, após o sol se pôr, quanto menos luz melhor!

  3. Telas! Celulares, televisores, notebooks, entre outros, emitem uma faixa de luz azulada, que imita o sol, impedindo que o cérebro perceba o momento de dormir. O ideal é usar o filtro de luz azul nos dispositivos que tem essa configuração.

  4. Rotina! Nós necessitamos de rotina, até para poder quebrá-la de vez em quando. Estabeleça horário para dormir e acordar. Exemplo, dormir: 10h da noite; acordar: 6h da manhã.

  5. Alimentação! Evite estimulantes à base de cafeína e alimentos de difícil digestão. Faça a última refeição pelos menos 2 horas antes de dormir.

  6. Atividade! Não pratique exercícios físicos que te deixem acelerado, pouco antes de deitar, como aulas de dança ou onde os estímulos forem muitos fortes, como música rápida e alta.

  7. Soneca! Procure não dormir durante o dia. Se for tirar uma soneca após o almoço, que não passe de 15 minutos e nunca após às 5 horas da tarde.

  8. Silêncio! Procure um ambiente silencioso, com temperatura agradável e sem luz. O escuro total é o ideal. Tire eletrônicos do quarto ou pelo menos tape as luzes led que eles emitem.

  9. Relaxe! Faça uma leitura agradável, leve e relaxante, com pouca luz, antes de dormir, ou uma meditação.

  10. Medicação! Lembre-se que remédios para dormir, podem ser prejudiciais, se usados por muito tempo.

Para saber se há algo que a medicina natural pode fazer para te ajudar, entre em contato e agende uma consulta.

 

NEUROMODULAÇÃO, uma ferramenta poderosa para o alívio da dor!!!

1 abril, 2020

A dor está cada vez mais presente em nossas vidas, sejam agudas ou crônicas. Sentir essas dores ou perceber que o nosso organismo não está funcionando bem, pode ser uma consequência das nossas escolhas. Quando mudamos esses comportamentos, na maioria das vezes o problema se resolve, mas, em algumas situações, a dor persiste. Isso ocorre porque ficamos muito tempo estimulando essa situação e o cérebro se acostuma a sofrer. É isso que chamamos de NEUROPLASTICIDADE!

Ué, mas o corpo não é sábio? Como ele não se cura, mesmo depois de termos parado de machucá-lo? Aí entra a beleza da coisa! O cérebro, gerente de todas as nossas funções e percepções orgânicas, foi desenhado para manter o sistema equilibrado. Como ficamos muito tempo com o mesmo estímulo que provocou a dor, a tendência é se manter nesse estado. Se assim não fosse, perderíamos muito facilmente a saúde.

Para mudar esse estado doloroso é que usamos a técnica da NEUROMODULAÇÃO! Nela, estimulamos as regiões afetadas,  refazendo essa NEUROPLASTICIDADE. A beleza do processo é que o próprio cérebro se encarrega de voltar ao estado natural e saudável, desde que tenha as condições necessárias.

Lembre-se que a doença é um mecanismo de defesa corporal. Mudança de hábitos de vida são fundamentais para voltarmos a ter saúde.

Para saber se há algo que a neuromodulação pode fazer para te ajudar, entre em contato e agende uma consulta!